História

O Centro de Educação Teológica e Humanística Logos – CETHEL, é a instituição mantenedora da Faculdade Teológica de Ciências Humanas e Sociais Logos – FAETEL. Inicialmente denominada Faculdade de Educação Teológica, foi fundada em 06 de julho de 1983, pelo pastor Alcino Lopes Toledo, juntamente com o professor João Jaime Ignácio além de outros. Somente em 04 de setembro de 1985 veio a ser constituída entidade jurídica.

A constituição do CETHEL originou-se da necessidade constatada por seu diretor-presidente de construir uma instituição de ensino que tivesse por objetivo a preparação e formação de líderes religiosos. Entretanto, essa formação deveria permitir aos egressos do curso a continuação dos estudos, usando para isso o amparo legal do Decreto-Lei de nº. 1051/69 que regulamentava o aproveitamento dos estudos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas e instituições congêneres, nos cursos de licenciatura e em instituições de ensino filosófico, para obtenção de habilitação de educador junto às instituições de educação básica.

Assim, o CETHEL foi incentivando o estudo da Teologia junto à comunidade onde se encontrava inserido, uma vez que os seus objetivos não se restringiam apenas a uma visão meramente eclesiástica, mas com a perspectiva de continuação dos estudos em nível superior e também de difundir esses estudos dentro das diversas e diferentes denominações religiosas, uma vez que o objetivo sempre foi o de oferecer um estudo com qualidade, independente de qualquer doutrina denominacional.