Projetos Pedagógicos

O Projeto Político Pedagógico que se apresenta traça as diretrizes que nortearão o Curso de Teologia, Bacharelado, da FAETEL - Faculdade Teológica de Ciências Humanas e Sociais Logos.

Nele se expõe os vários aspectos que irão caracterizar o curso, tais como missão, visão e valores institucionais, legislação pertinente, número de vagas, histórico da instituição e de sua mantenedora, perfil do profissional de Teologia, caracterização do curso, concepção e objetivos, organização curricular, entre outros. O Curso de Bacharelado em Teologia propõe-se a formar profissionais aptos a atuar em estudos e pesquisas na área teológica, observador de organizações religiosas, formador de opinião em suas áreas de atuação e áreas afins, bem como a da educação teológica livre.

A Teologia é uma área dos estudos clássicos de formação eclesiástica e humanística que, embora ainda não goze de estatuto pleno, de cientificidade, revela uma possibilidade de atuação profissional de responsabilidade social com relevância. As repercussões religiosas, éticas, ambientais e sociais dessa atuação se fazem sentir no contexto da diversidade étnica, multicultural e religiosa que ressurge com veemência no novo milênio, necessitando de estudos em suas bases e origens, evidenciando desse modo a importância dessa formação e educação teológica, em nível superior, em especial em um país com a diversidade religiosa de base como é a do Brasil. Diversidade religiosa esta respeitada pelos princípios constitucionais da nação brasileira, Constituição Federal de 1988.

A FAETEL como Instituto Teológico solicitou seu credenciamento como instituição de ensino superior para a oferta do curso de Teologia, na modalidade Bacharelado, visando a preparação, em nível superior, de profissionais para atuar em organizações religiosas, com profundos conhecimentos da área, dotados de comportamento ético e valores de cidadania e respeito mútuo.

Os componentes curriculares propostos na matriz curricular são oferecidos em um extenso programa de atividades teórico práticas, com trabalhos e pesquisas de campo, com estreita vinculação com as ações didático-pedagógicas, envolvendo processos de estudos e produção de conhecimento transdiciplinar, sem perder sua relação matricial (Base teórica), de tal forma que seu egresso possa ter uma visão de realidade do mundo contextualizada e relevante.

A FAETEL destinará, de acordo com o orçamento da Mantenedora, bolsas para pesquisas e ações comunitárias, em programas especiais (de iniciação científica), de extensão comunitária, de ensino (com monitorias) e outras que se façam pertinentes.

A FAETEL desenvolverá ações que permitam propiciar a educação continuada para seus egressos, mediante o aprimoramento de sua formação acadêmica, a partir da oferta de cursos de especialização, que a FAETEL oferecerá, em convênios com outras IES da mesma natureza.